O QUE É PSICOTERAPIA
A Psicoterapia é um processo que utiliza de diálogos sigilosos e construtivos, reflexões, apontamentos e intervenções, com o objetivo de ampliar a consciência e possibilitar o acesso a novos canais de comunicação, viabilizando a superação de situações difíceis, maior autoconhecimento (o que possibilita aprender a lidar com suas próprias emoções), mudanças internas e consequentes transformações, naquilo que não é mais saudável ou útil para o individuo, família ou casal.
Oferece um lugar/tempo/modo privilegiado para que ocorra uma melhor elaboração daquilo que vem sendo motivo de crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicos, crises existenciais e de qualquer sintoma que esteja sinalizando algum problema e sendo motivo de sofrimento. É um processo de transformação.
A maior parte das pessoas não dá a devida importância aos problemas psicológicos. Buscam ajuda profissional somente quando o quadro já está em estado avançado, quando a psicoterapia será mais demorada e dolorosa.
Em qualquer situação em que uma pessoa sinta necessidade de procurar ajuda para si mesma a psicoterapia pode trazer benefícios.
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens teóricas. A escolha pela abordagem vai de acordo com as técnicas e teorias as quais o psicoterapeuta mais se identifica. A Psicanálise foi a abordagem a qual sempre me interessei.
A Psicanálise surgiu na década de 1890, por Sigmund Freud, que introduziu a ideia de “cura pela fala”. O método psicanalítico consiste na escuta da fala do paciente e interpretação das vivências e comportamentos. É criado um ambiente propício, livre de críticas e julgamentos, para que o paciente se sinta relaxado e seguro para expor tudo que lhe venha à mente: experiências, sonhos, esperanças, desejos, fantasias. O psicoterapeuta escuta e faz suas observações quando percebe o momento adequado para que o paciente tome consciência dos conteúdos que precisam ser esclarecidos.
O objetivo da Psicanálise é descobrir as necessidades, traumas, complexos e tudo aquilo que está “preso” no inconsciente dificultando o equilíbrio emocional, conscientizar o indivíduo dos motivos de seus comportamentos e/ou sintomas, promovendo maior qualidade de vida e compreensão de seus sentimentos e ações.